Estágios da Evolução Espiritual no Ser Humano

Tal como a progressão natural de uma lagarta é tornar-se borboleta, a progressão natural de um ser humano é tornar-se consciente de si mesmo como Consciência Eterna. Assim, cada um irá erguer-se acima das águas rasas do ego. O seu verdadeiro destino é despertar para a sua Consciência Universal - Ser, que é a luz neste mundo. Não espere por alguém para ir à sua frente. Honre o seu próprio Ser. Ele não é uma pessoa. Permaneça desapegado e centrado no coração e você irá atrair o Supremo.
A evolução espiritual de um ser humano passa por quatro estágios específicos:

A Crença: A fé cega. Quando acreditamos em um Deus que nos foi ensinado, engloba todas as religiões que levam seus adeptos a acreditarem nos seus ensinamentos e os aceitarem como a única verdade. Além dos religiosos, outras pessoas que não necessariamente pratiquem uma doutrina, mas que quando as coisas ficam difíceis apelam pra um Deus distante também se enquadram entre os crentes. Os mais fervorosos se apegam em textos e em "mestres" que utilizam a psicologia do medo e do temor para manter os fiéis incautos em seu rebanho. Foi a cultura predominante desde a Idade Média e tem ainda relativa força nos dias de hoje, especialmente entre as pessoas menos instruídas.

O Ateísmo: A negação. Quando negamos a existência de um Deus e qualquer conceito relativo à espírito, destino e tudo mais que não for "concreto" e distinguível pela nossa mente. Quando enxergamos o absurdo de acreditar cegamente em uma religião e suas leis e mandamentos, nos apegamos simplesmente a nossa condição humana e deixamos essas questões para descobrirmos quando nossa jornada por aqui terminar. Apesar de alguns permanecer convictos em seu ateísmo durante toda uma vida (até porque ela é geralmente tão cheia de atrativos, prazeres e distrações), para muitos chega um momento em que o espírito se torna ávido por respostas, levando os ateus irem de sua teimosia para a desconfiança, chegando num próximo nível.

O Agnosticismo: A dúvida. O começo do despertar. Os agnósticos não creem em nenhuma religião, mas também não negam nada veemente como antes faziam enquanto ateus. "Só sei que nada sei" é a frase que os define. Duvidam de tudo o que lhes é apresentado, mas não param de procurar respostas, acometidos pela sede espiritual do saber. Nesse ponto começam a buscar na Filosofia, Geologia, História, Física Quântica e as mais diversas áreas do saber respostas sobre a fundamental questão do existir. Pouco a pouco então vão deixando de ser agnósticos (que duvidam) e com o conhecimento adquirido e reconhecido como verdadeiro em seus próprios corações passam para o nível seguinte...

O Gnosticismo: O Saber. Quando começamos a encontrar e sentir as respostas para nossas questões existenciais, essas passam a transformar a nossa realidade, e passamos a compreender mais os mecanismos da nossa mente, cada vez mais nos tornando senhores da nossa própria realidade. Deixamos de ser vítimas dentro de ciclos que entramos em nossa programação automática mental e conseguimos emergir dos ciclos de sofrimento e reconhecer nossa própria natureza intrínseca. O encontro do Eu Superior em cada ser neste planeta representará o início de uma nova era. Esse foi o nível de todos aqueles que trouxeram avanço significativo pra nossa humanidade tais como Einstein, Newton, Platão, Jung, Jobs e os mais diversos sábios e cientistas. Grandes artistas como Bob Marley e John Lennon também se enquadram nessa categoria. O gnosticismo nos leva a compreender e trazer luz a todas às nossas dúvidas, dissipando nossa ignorância e nos livrando dos nossos medos de nossa mente comum.

A humanidade que por centenas de anos se viu presa ao estágio da crença cega, em questão de um século já elevou seu padrão de conhecimento para o segundo nível, onde se fortaleceu o consumismo e a indústria do entretenimento e das superficialidades, deixando as últimas gerações numa fragmentação absurda, mas que agora já está perdendo o sentido, fazendo os jovens questionarem tudo o que os cerca. AS revoluções que estão acontecendo no mundo inteiro são resultado disso. A medida que o agnosticismo ganha força, muitos agnósticos vão encontrando respostas e mais breve do que se espera, o gnosticismo se tornará o novo padrão de consciência universal.
O próximo passo será a iluminação em massa, quando perceberemos a inutilidade das nossas ilusões e nos conectaremos uns aos outros, abandonando nossos medos e apegos e nos libertando espiritualmente, existencialmente...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mandalas - Geometria Sagrada

É o Filho quem escolhe os Pais, e isso muda tudo!

O PODER DAS PALAVRAS