Conheça o EdgeRank, o algoritmo do Facebook




Você sabe PORQUÊ tem muitos amigos, mas sempre aparecem as MESMAS PESSOAS no seu FEED??É TUDO CULPA DO ED!!
Cada sistema trabalha diferente, o google, o youtube, o instagram... São algoritmos diferentes, mas com o mesmo objetivo: refinar o que você vai ver.
O feed de notícias do facebook tem uma espécie de "cérebro" decidindo o que você gostaria de ver, ler, ou seguir, e selececionando a melhor opção... estilo controle mental mesmo... (brincadeira, rsrs)
Quer entender?
Com base no histórico de interações, esse algoritmo, também conhecido como EdgeRank, consegue "prever" quando uma publicação será curtida, clicada, comentada ou marcada como spam.
O fato de você postar uma atualização de status na timeline, não quer dizer que obrigatoriamente ela será distribuída. É o EdgeRank que determina quais as mensagens que serão mostradas. Cada post que é publicado recebe uma pontuação que irá determinar qual será o seu grau de exposição. Se a pontuação é baixa, muitas pessoas não irão vê-lo. Inversamente, se a pontuação é alta, maior é a distribuição do post e consequentemente maior será o destaque dado a ele.
É este algoritmo que eu chamo carinhosamente de Ed, que decide em sua bola de cristal o que é bom ou não pra você.
o Facebook possui cerca de 130 milhões de usuários que passam, em média, 20 minutos por dia conectados (esses são os usuários light, né). Diariamente eles seriam expostos a cerca de 1.500 publicações, mas só visualizam 100 em seus feeds de notícias. E por quê?
Porque desde 2016 o Ed está diminuindo a fatia do bolo no espaço que realmente importa, para dar lugar à publicidade. Os amigos possuíam 16% do espaço, e hoje mal chegam a 6 ou 5 %, contra 2% das páginas... Foi aqui que começou a queda do império do bom e justo.
Se você possui 1000 amigos, provavelmente verá atualizações dos mesmos 50 ou 60 amigos. O Ed determina isso com base nas pessoas com quem você interage, as coisas que você curte, comenta e compartilha.
Assim acontece com as páginas, mas em um número menor, e você verá apenas aquelas com maior engajamento. A combinação das variáveis cria o score de relevância, que organiza a ordem na qual os posts aparecerão para cada usuário. É como aquele conto das meninas populares do colégio... elas sempre estavam em evidência.
É desanimador ver paginas com milhões de seguidores, postando conteúdo repetitivo apenas para não perder engajamento e monetização. Todos fantoches para diminuir o tráfego de orgânicos no feed, e incentivar os administradores e usuários pequenos a gastar com o turbinamento, ou anúncio de publicação.
Eu não criei a página para monetizar. E não vou mudar de segmento só pra agradar e ganhar mais popularidade, mas estou decepcionada com a maneira com que este jogo se desenrola.
Se você testar o seu público, entregar conteúdo relevante para ele, postar com frequência, seguir as regras da plataforma, com certeza está no caminho certo, mas esse caminho é um percurso de longo prazo.
Se você quer se reconectar com alguém que o Ed está excluindo do seu feed, entra no prefil da pessoa, ou da página que você que voltar a ver, e comente, reage ou compartilhe... e com certeza essa pessoa vai voltar para seu feed e você terá sido mais esperto que o Ed.
E o meu último conselho: decida VOCÊ o que você quer ver! Não deixe para um algoritmo qualquer...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mandalas - Geometria Sagrada

É o Filho quem escolhe os Pais, e isso muda tudo!

O PODER DAS PALAVRAS